Apenas alguns anos atrás, Husqvarna começou a introduzir modelos de Vitpilen e Svartpilen de vários deslocamentos de motores com sua própria interpretação do estilo escandinavo. A reação ao estilo, para dizer o mínimo, foi misturada.
O desempenho das motocicletas, no entanto, incluindo as testadas pelo MD, foi, em equilíbrio, excelente. Agora, Husqvarna continua essa tendência de design com o novo 2025 Vitpilen 801.
O estilo é indiscutivelmente menos polarizador desta vez, com linhas um pouco mais tradicionais e um farol redondo simples. Mais importante, o que está por baixo do estilo é mais potente, com um paralelo de 799 cc, desenvolvido a partir de modelos anteriores na formação de KTM e Husqvarna.
Este motor agora está classificado em 105 hp na manivela, que é um número impressionante para um gêmeo paralelo desse deslocamento. Possui uma boa propagação de torque também.
De fato, o Vitpilen 801 é um irmão intimamente relacionado do Duke 790 da KTM, que MD também testou recentemente. O estilo é bem diferente, é claro, mas alguns dos atributos compartilhados, incluindo o motor e a geometria básica do chassi, prometem coisas boas do Vitpilen 801.

MD testou tantas dessas motocicletas KTM/Husqvarna com designs semelhantes de paralelo e chassi que é inevitável atingir uma conclusão simples. Essas bicicletas são sempre extremamente bem equilibradas e o chassi oferece excelente feedback dos patches de contato dos pneus. O Vitpilen 801 não foi diferente em nossos testes.
Isso pode parecer um roadster simples e possui um preço relativamente modesto de US $ 10.499 nos Estados Unidos, mas oferece vários recursos em escala que aumentam a experiência de pilotagem.
Oferece quatro modos selecionáveis por motociclistas, incluindo rua, esporte, chuva e um modo dinâmico personalizável. Equipado com uma IMU, ele possui abdominais de curvas e controle de tração de curvas, juntamente com um mudança rápida. Um painel TFT de cor brilhante e de 5 polegadas está incluído.
Nas primeiras 600 milhas, um comprador do Vitpilen 801 pode provar o “pacote dinâmico”, que permite ao piloto ajustar a resposta do acelerador, bem como o controle de tração e até os níveis de controle de rodas e frenagem do motor. Após esse período de teste, você terá que pagar ao seu revendedor para manter esses recursos (no bairro de US $ 500). Nossa bicicleta de teste tinha todos esses recursos ativados.

A suspensão é impressionante para esta categoria de preço. O garfo é ajustável para compactação e recuperação através de cliques de facilidade alcançados em cima de cada tubo de garfo. O garfo é uma unidade robusta de 43 mm de diâmetro. O choque é ajustável para a pré -carga da primavera e a recuperação.
As pinças de freio dianteiras são unidades de quatro pistões com a marca Husqvarna que espremem dois discos de 300 mm. Um único disco traseiro de 240 mm é operado através de uma pinça de dois pistões. O sistema ABS permite alternar para o “modo supermoto” e desativar o ABS traseiro.
As rodas de 17 polegadas são calçadas com Michelin Road 6 pneus do tamanho 120/70 dianteiro e 180/55 traseiro.
Esse deslocador rápido opera uma caixa de seis marchas.
O Vitpilen 801 é muito leve a 396 libras com um tanque de combustível vazio.
Montar o Vitpilen 801 provou ser um prazer, e um lembrete da qualidade desse chassi, agora suportado por componentes de suspensão ajustáveis. Característica de Husqvarna e KTM, o amortecimento da suspensão está do lado firme, mas tanto a compressão quanto a recuperação podem ser suavizadas para cruzeiros na estrada.
A ergonomia é um pouco mais agressiva do que sua bicicleta na vertical. Uma ligeira inclinação para a frente para as barras é acoplada a pinos que oferecem espaço decente. O assento se mostrou confortável, mesmo em passeios mais longos.

A bicicleta lida com excelente. Para pilotagem espirituosa, adicionamos alguma pré -carga da primavera nas costas para o nosso piloto de teste de 200 libras e endurecemos o garfo enquanto desaceleramos o rebote no choque. O que acabamos foi uma bicicleta muito capaz e confiante em estradas sinuosas.
A bicicleta também oferece boa estabilidade em alta velocidade, mas, é claro, como uma bicicleta nua, você precisa lidar com a pressão do vento no peito e no capacete. Os níveis de vibração são razoáveis para um gêmeo paralelo e não interferiram no prazer da bicicleta.
Os freios da marca doméstica fazem o trabalho. Certamente melhor do que as unidades de modelo básico nos anos 790 e 890 anteriores, eles se mostraram mais do que adequados na estrada com uma mordida inicial leve, mas poder progressivo e adequado.
O mudança rápida também parecia melhorar de alguns dos modelos anteriores de Husqvarna e KTM com esse recurso. Ele não gosta de se mudar entre a primeira e a segunda marcha, o que não é diferente da maior parte da competição, e prefere os desvios sob o poder. No entanto, foi uma adição agradável à bicicleta e não se distraiu da experiência de pilotagem.
A resposta do acelerador foi excelente no modo de rua, mas um pouco sensível no modo esportivo. Isso parece ser bastante típico da maioria das motos modernas. No entanto, o modo esportivo é utilizável para pilotagem agressiva, mas o modo de rua funciona melhor em qualquer outro lugar.
Os pneus da Stock Michelin Road 6 são de borracha de qualidade. A presença deles na bicicleta é um tanto surpreendente, devido ao seu preço modesto. No entanto, não somos grandes fãs dos pneus da estrada 6. Nós os achamos adequados até se esforçarem em estradas sinuosas, onde a aderência não está na categoria de pneus esportivos, com certeza e também, em nossa experiência, menos do que disponível em parte da competição de pneus esportivos.
A capacidade do tanque de combustível é de 3,7 galões e oferece alcance decente, enquanto a bicicleta retorna aproximadamente 50 mpg em pilotagem mista.
O estilo é subjetivo, com certeza, mas achamos que o novo Vitpilen 801 é uma máquina muito bonita. Ele também tem um desempenho muito bom e tem preços razoáveis, dada a tecnologia disponível e a suspensão totalmente ajustável. Dê uma olhada no Husqvarna’s site Para detalhes e especificações adicionais
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