Autor: Andrew Thijssen | BMS E-Motorrijder | Uma motocicleta é mais do que apenas um modo de transporte, é uma expressão de estilo de vida. Desde os anos sessenta, as motocicletas simbolizaram a liberdade rebelde. Com o tempo, essa imagem se expandiu para incluir estradas montanhosas sinuosas e passeios despreocupados com almas com a mesma opinião.
Mas os tempos mudam, e os pilotos também. A ‘geração de liberdade’ mais antiga está desaparecendo lentamente. Naxeon está focado no novo piloto, um jovem urbanito que procura liberdade e ambientalmente consciente.
O site de Naxeon ilustra como suas motocicletas deslizam silenciosamente pelas ruas e rodovias da cidade. A declaração de abertura diz: ‘você mesmo ilimitado’ – seguido de ‘Born for the Urban, projetado para a libertação’.

A Naxeon é uma marca de motocicleta elétrica e inovadora e inovadora, parte da tecnologia Chongqing Naxeon, fundada em 2021. Desde 2023, o Naxeon está lançando motocicletas elétricas urbanas inteligentes repletas de recursos avançados, como câmeras a bordo, iluminação interativa, sistemas de segurança, atualizações de bilhetes semi-a-ar (OTA), e semi-mortos.
Atualmente, existem dois modelos disponíveis: o ‘I Am’ e o ‘I Am Pro’, ambos elegíveis para os detentores de licença A1.

Os principais recursos incluem:
- Câmeras dianteiras e traseiras
- Radar de ponto cego
- Sensor de pressão do assento para ativação
- Tela de tela sensível ao toque TFT de 7 polegadas
- Conectividade 4G, Wi -Fi, Bluetooth e GPS
- Controle de cruzeiro
- 3 modos de pilotagem e modo reverso
- Modo anti-roubo
- Show de luz e som
- Integração de aplicativos para smartphone
- Iniciar sem chave via NFC ou aplicativo
- Bateria de estado semi-sólido (eu sou: 4,5 kWh, sou profissional: 6,5 kWh)
- ABS (sistema de frenagem antibloqueio)
- TCS (sistema de controle de tração)
Quando você rola no I Am Pro, parece que você montou direto do ano 2050. Poucas motos chamam a atenção. Seu design futurista, front-end não convencional e trem de força elétricos desempenham um papel. Mas não para por aí, seu painel cheio de tecnologia e numerosos gadgets inteligentes são verdadeiros que viram a cabeça.

Sejamos honestos: o Naxeon não será para todos. Esta é uma máquina radicalmente diferente do que os motociclistas tradicionais são usados, tudo, exceto as rodas redondas pretas. Ao contrário de outras marcas, Naxeon não fez nenhuma tentativa de disfarçar a tecnologia moderna por trás da aparência retrô. Como se costuma dizer: ‘Vivemos no momento, com as pessoas que vão cavalgar amanhã’.
Iniciar o I Am Pro é uma experiência em si. Nenhuma chave necessária. Assim como um Tesla, você coloca o cartão NFC no guidão, e a bicicleta ganha vida com uma música acolhedora. Como alternativa, você pode ativá -lo através do aplicativo.

Na tela TFT, você encontrará tudo o que precisa: alcance estimado, status da bateria, emparelhamento Bluetooth (que ativam automaticamente quando você está por perto) e os modos de passeio: caracol, dinâmico e zig zag, sendo este o último a configuração mais esportiva.
Usando o GPS, você pode localizar estações de carregamento próximas e planejar sua rota de acordo. Passe pela tela sensível ao toque para visualizar dados de passeio em tempo real: velocidade, odômetro, nível de carga e até pressão dos pneus. Você também pode reproduzir imagens capturadas pelas câmeras dianteiras e traseiras.
Ao contrário das motocicletas tradicionais, o Naxeon não possui freio a pé ou alavanca de engrenagem. É apenas torcer e ir. A frenagem é feita através das alavancas do guidão, como em uma bicicleta. Apesar da estética futurista, a posição de assentos é surpreendentemente familiar. A altura do assento de 800 mm, com um guidão de baixo set e footpegs montados no meio, você senta-se na vertical com uma visão clara do tráfego.

O I Am Pro é um único lugar, sem pinos de passageiros aqui. A manobra é assistida pelo caracol e modos reversos. Graças às rodas de 17 polegadas, baixo peso (137 kg) e raio de giro apertado, é altamente ágil no tráfego da cidade.
A frente imediatamente chama a atenção com seu amortecedor de choque alto, integrado a um garfo dianteiro ao estilo de viga, um sistema clássico com funcionalidade moderna anti-mergulho. Na parte traseira, você encontrará uma configuração de suspensão de monoshock. A frenagem vem de freios de disco único nas duas extremidades, com uma pinça dianteira de 4 pistões e uma traseira de 2 pistões. Não há armazenamento embutido, mas alforjes opcionais estão disponíveis.

A bateria de 6,5 kWh combinada com um motor cubo refrigerado a ar altamente eficiente na roda traseira é mais do que adequado para o uso urbano. O motor produz 7,5 kW contínuo e 10,5 kW (14 hp) de potência de pico. Um modo de ‘impulso’ oferece um soco extra quando necessário. O passeio é notavelmente quieto e, com 270 nm de torque instantâneo, a resposta do acelerador é animada. A frenagem é forte e progressiva. As configurações de suspensão são básicas, com apenas ajuste de pré -carga, e podem usar mais amortecimento.
Na cidade, o alcance reivindicado parece alcançável. Para uso misto ou rodoviário, espere cerca de ‘100 km’ de alcance. Viagens curtas de rodovias são possíveis, mas qualquer coisa além de 70 km cairá níveis de bateria abaixo de 30%, após o que a velocidade máxima é limitada a 80 km/h.

Conclusão
O Naxeon que eu sou profissional é tão surpreendente quanto parece. Seu design ousado não é para todos, e isso é totalmente intencional. A qualidade e os materiais de construção são sólidos, e o ajuste e o acabamento são limpos.
Esta motocicleta de classe A1 oferece desempenho impressionante, é fácil de montar e é construído para os ambientes urbanos em rápida mudança. Seus recursos a bordo segmentam claramente os pilotos mais jovens que adotarão rapidamente sua abordagem avançada de tecnologia. O show dramático de luz e som se encaixa na vibração. Os freios fortes e o radar de ponto cego aumentam a segurança, embora a suspensão possa usar mais amortecimento.
A cidade é o seu playground, mas os curtos trechos de rodovias são factíveis ou compram -a apenas por diversão. Por fim, o Naxeon é tudo sobre alegria e liberdade.
O Naxeon I Am Pro tem um preço de € 7.990, enquanto o I Am custa € 5.990, incluindo um cabo de carregamento doméstico (preços da Bélgica, adicionam € 200 bpm para a Holanda).

Especificações
- Cabase de entrega: 2.321 mm
- Altura do assento: 800 mm
- Peso: 137 kg
- Viagem de suspensão dianteira: 104 mm
- Viagem da suspensão traseira: 60 mm
- Ângulo da cabeça: 37 graus
- Pneu dianteiro: 110/70 R17
- Pneu traseiro: 140/60 R17
- Liberação do solo: 145 mm
- Poder nominal: 7,5 kW
- Pico de potência: 10,5 kW
- Ângulo de escalada: 32 graus
- Velocidade máxima: 110 km/h
- Bateria: 6,5 kWh
- Cidade da cidade: 180 km (combinado: 100 km)
- 0–50 km/h: 3,5 segundos
- Tempo de carregamento: 20-80% em 1,5 horas; 0–100% em 5 horas