Novidades e dicas

KTM revela produção 990 RC R « MotorcycleDaily.com – Notícias de motocicletas, editoriais, análises de produtos e análises de bicicletas

KTM revela produção 990 RC R « MotorcycleDaily.com - Notícias de motocicletas, editoriais, análises de produtos e análises de bicicletas

Se você pensava que a Ducati Panigale V2 e a Yamaha R9 seriam as mais recentes adições à categoria supersport de produção, a KTM provou que você estava errado.

Anunciado há mais de um ano, a KTM 990 RC R deveria entrar em produção agora e estará disponível nas concessionárias nos próximos meses aqui nos Estados Unidos por um preço sugerido de US$ 13.949.

Isso se enquadra no gênero de “moto esportiva confortável”, mas a ergonomia parece relaxada apenas em comparação com uma máquina hardcore como uma Yamaha R6. Esta é principalmente uma bicicleta de rua, mas projetada para funcionar também nas pistas de corrida.

Aqui está um comunicado de imprensa da KTM com mais detalhes:

As mãos do acelerador com coceira podem perder a ansiedade. A 2026 KTM 990 RC R está se aproximando. A principal motocicleta orientada para Supersport da KTM está pronta para ampliar as emoções das ruas e estreitar as margens de tempos de volta em dias de pista e corridas.

A KTM 990 RC R é uma tentação ‘RC’ refinada e de alta especificação para pilotos que gostam de acelerar o pulso, mas também é projetada com ergonomia para o uso diário e oferece o melhor de ambos os domínios. O modelo é a base elevada da nova ‘plataforma’ KTM 990 RC R que redefinirá a percepção de desempenho, estilo e diversão na próxima geração do segmento Supersport.

A KTM 990 RC R é a extensão natural da linha KTM RC e vem sendo desenvolvida há anos com uma riqueza de dados coletados pela Pesquisa e Desenvolvimento da KTM, bem como dados aerodinâmicos de seu programa Motorsport. Fabricada e montada na Áustria, a moto tem um chassi de aço especialmente construído (e um chassi auxiliar de alumínio fundido) com uma sensação frontal aprimorada e rigidez que é sentida sob aceleração para garantir estabilidade, mas ainda é aprimorada para agilidade. O motor LC8c de 57 kg preparado para EURO5+ produz 103 Nm de torque e 130 cv para escapar de qualquer semáforo como se estivesse na primeira fila do grid.

O DNA esportivo é imediatamente transparente através da estética da KTM 990 RC R com a aerodinâmica em túnel de vento, freios HyPure com pinça Brembo de 4 pistões de 320 mm, carroceria sintonizada, suspensão WP APEX e painel TFT de 8,8″ que revela os modos de condução: RAIN, STREET, SPORT e CUSTOM. Os modos de condução opcionais incluem TRACK e mais dois modos CUSTOM e telemetria, como ângulo de inclinação e taxas de abertura do acelerador para aceleração, bem como os quatro modos ABS padrão avançados: STREET, SPORT, SUPERMOTO + e SUPERMOTO ABS.

As especificações da KTM 990 RC R são uma indicação clara da gênese do projeto, mas o objetivo da KTM é oferecer uma motocicleta eficaz e atraente para os pilotos que desejam chamar a atenção nas esquinas. Isto é evidente através da posição de pilotagem que é READY TO RACE, mas marcada por mais tempo nos punhos. A área de contato ergonômica de seis pontos oferece suporte confortável para joelhos, braços e mãos e apoios para os pés ajustáveis ​​acomodam usuários mais altos ou mais baixos. O peso foi reduzido sempre que possível e a praticidade aumentada por detalhes como o robusto tanque de combustível de 16 litros, que deve proporcionar uma boa autonomia.

A KTM 990 RC R sairá das linhas de produção em outubro de 2025 e logo após o início do turbilhonamento dos revendedores autorizados da KTM.

Riaan Neveling, GERENTE DE MARKETING GLOBAL DA KTM: “Na KTM gostamos da vida acelerada e a KTM 990 RC R é uma moto que estamos impacientes para mostrar já há algum tempo. Por quê? Através de todos os nossos segmentos de modelos e tecnologia forte, sabemos que sentimos falta daquela motocicleta que deixa um certo tipo de piloto animado. Nós arrasamos quando se trata de motos Naked, motos de aventura e, claro, Offroad, entre outras, mas esta é a expressão que queríamos entregar há algum tempo. É o nosso link para todos os esforços para o projeto RED BULL KTM FACTORY RACING MotoGP e nossa saída para o mar de informações e dados que chegaram até nossos especialistas em P&D de Mattighofen.

A jornada até a realização da KTM 990 RC R foi traçada desde as discussões, passando pelo design até a entrega, em uma série especial de vídeos que pode ser vista AQUI.

Pilotos, pilotos e buscadores de desempenho autêntico podem escolher entre as versões 2026 KTM 990 RC R laranja e preta.

A KTM sempre se manteve fiel ao seu núcleo READY TO RACE, e o dedicado piloto de pista não é exceção. Chegando no início de fevereiro de 2026, a KTM 990 RC R TRACK está pronta para fazer sua estreia – uma máquina pura, somente para pista, projetada para oferecer desempenho direto da linha de produção de Mattighofen. Disponível para encomenda em revendedores autorizados KTM, a KTM 990 RC R TRACK é muito mais do que uma conversão para bicicleta de rua. Despojado de componentes desnecessários e equipado com itens essenciais para uso sério em pista – incluindo um painel reduzido, eletrônica dedicada, modulador ABS removido, linhas de freio direto, uma caixa de câmbio otimizada para pista e muito mais – ele foi construído para aproximar os pilotos do ápice desde o primeiro dia. Detalhes técnicos completos deste novo modelo serão revelados no início de fevereiro de 2026.

Além disso, a KTM está preparada para lançar a KTM 990 RC R CUP na Europa durante a primavera de 2026. Projetada para pilotos que buscam progredir além dos dias de pista padrão, a KTM 990 RC R CUP oferece um ponto de entrada acessível nas corridas, sem a pressão de competir contra profissionais experientes. Para elevar ainda mais a experiência, pilotos profissionais da KTM estarão presentes em cada rodada, compartilhando ideias e orientando os participantes para aprimorar suas habilidades na pista. A KTM 990 RC R CUP estará aberta tanto para a versão homologada de rua quanto para o modelo KTM 990 RC R TRACK dedicado. Para mais informações sobre a CUP acesse KTM.com.

Você pode acompanhar quaisquer respostas a esta entrada através do RSS 2.0 alimentar. Você pode pular até o final e deixar uma resposta. No momento, o ping não é permitido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *