Joel Wengström, da Suécia, concluiu recentemente seu diploma em design industrial na Universidade de Artes, Artes e Design de Konstfack. Seu projeto, o “Polestar Exö”, é um design de motocicleta com um exosqueleto bio-composto inspirado nos escorpiões. Essa inovação se baseia no mundo natural, particularmente do exoesqueleto dos escorpiões, para introduzir um novo método de fabricação usando materiais biocomunidos.
Polestar
Joel selecionou Polestar devido à sua admiração por seu design e seu desejo de trabalhar com uma empresa sueca. Seu objetivo era aprimorar suas habilidades na análise da forma e crescer no campo do design. Joel entrou em contato com Polestar e organizou uma reunião com Juan Pablo Bernal, diretor de design, e Jonas Göthlin, especialista técnico. Eles sugeriram que seria intrigante para ele explorar maneiras de minimizar o uso de materiais e utilizar o BComp, um bio-composto baseado em linho que eles começaram a incorporar nos elementos interiores dos veículos da Polestar.

O objetivo de sua tese era explorar e compreender os elementos fundamentais da linguagem de design de uma marca, focando em equilíbrio, silhueta e CMF (cor, material, acabamento) para estabelecer uma identidade de marca. Essa interação de materiais, cores, proporções e “postura” (como a altura do veículo e sua relação com o solo) é vital para moldar essas percepções. Enquanto estava em Konstfack, ele se concentrou em expandir sua experiência em CAD e design para aprimorar sua formação como artesão e construtor de veículos/renovador.

Projeto de exoesqueleto
Joel: “Olhei para as motocicletas elétricas atuais e notei que muitos são construídos com uma estrutura de aço que possui caixas separadas para as baterias, motor e carenagens”. Isso provocou uma idéia: “Eu poderia criar um chassi que também serve como um contêiner integrado para esses componentes?”
Joel explica: “Eu criei um design em que toda a motocicleta forma uma ‘caixa unificada’, semelhante ao exoesqueleto de um escorpião, com todos os componentes se encaixando perfeitamente”.
Permite:
- Elimine a estrutura de metal e as tampas de plástico
- Proteger os componentes internamente
- Usando o biocompósito como uma estrutura de suporte
- Crie maior liberdade no design
O design do exoesqueleto apresenta oportunidades inovadoras para soluções de armazenamento integradas. Ao usar os espaços dentro do exoesqueleto, componentes como baterias e motores podem ser armazenados com segurança, oferecendo aos ciclistas capacidade de armazenamento aprimorada sem sacrificar o design ou a aerodinâmica. Este método permite o uso de compósitos bio para servir como quadro e painéis, reduzindo assim o consumo de material.

Ao longo do processo, ele sempre se perguntou se assumiu muitos elementos para explorar em um prazo tão limitado. No entanto, os vários componentes do projeto têm sido essenciais para alcançar o resultado final e cumprir sua visão. Ao examinar o design de Polestar e adaptá -lo à motocicleta, ele enfrentou desafios envolvendo forma avançada, esquemas de cores e equilíbrio. O escopo do projeto tem sido exigente e transformador, e ele usou extensivamente o programa CAD Rhino e explorou Subd.
Joel achou emocionante explorar e desafiar o design convencional de motocicletas, sempre à procura de abordagens inovadoras. No entanto, ele consistentemente enfatizou que suas idéias devem ser credíveis e práticas, um elemento central de seu trabalho.
Joel: “Eu criei uma motocicleta de exoesqueleto bio-composta de alto desempenho, projetada para o deslocamento, além de corridas de estrada e pista com o seu clube de motocicletas. Ele mescla lindamente o estilo minimalista de Polestar com o espírito ousado e de alto desempenho da cultura de motocicletas”.

Protótipo
A criação do protótipo exigiu centenas de horas de oficina e aproximadamente 300 horas de impressão 3D. Um esforço significativo foi investido para alinhar os painéis, garantindo que a estrutura da motocicleta transmitisse com precisão a expressão pretendida.
Para ilustrar sua visão e capturar as emoções evocadas por uma motocicleta, Joel decidiu construir um protótipo em larga escala. Ao incorporar pneus reais, tinta de alta qualidade, luzes funcionais e componentes premium, ele pretendia fornecer uma experiência autêntica de seu design e comunicar sua visão de maneira eficaz. Como as restrições de tempo impediam a construção de toda a motocicleta do biocompósito, ele optou por imprimir 3D na concha externa.
A construção do protótipo começou com componentes patrocinados da BikePart (https://bikePart.se), incluindo rodas, um braço oscilante e uma moldura. Os pneus sem padrão foram montados e um garfo dianteiro que ele já possuía foi usado temporariamente. Como o quadro existente não atendeu às especificações necessárias, Joel construiu uma nova para alcançar as dimensões corretas e acomodar a montagem da concha externa. Os acessórios de braço oscilante, choque traseiro e garfo foram meticulosamente medidos e alinhados usando um laser, alcançando um equilíbrio entre detalhes negros e superfícies pintadas.
Exposição
Para a exposição, ele construiu uma plataforma de 25 cm de altura para elevar a tela da motocicleta, criando a ilusão de que estava flutuando acima do solo para transmitir um senso de leveza. Uma ampla folha de papel na mesma cor da plataforma era pendurada em segundo plano, pois Joel pretendia fornecer um cenário ideal para os visitantes capturarem fotografias durante o evento.

Cerca de 3000 pessoas compareceram à abertura e a reação foi incrível, com muitos visitantes expressando seu espanto e questionando se a motocicleta estava operacional. Representantes de Öhlins visitaram e ficaram muito entusiasmados; Eles planejam apresentar o protótipo em seu showroom e discutiram a possibilidade de exibi -lo em uma feira de comércio em Milão.
Sobre Joel Wengström
A paixão de Joel pelos veículos floresceu depois que ele terminou o ensino médio. Ele perseguiu a engenharia marinha, concentrando -se no reparo de barcos e começou a trabalhar na Plastskador & Montage AB, onde lidou com reparos e modificações de barcos. Lá, ele dominou o trabalho com vários materiais, como compósitos (fibra de vidro, fibra de carbono, kevlar), metal, madeira e tinta. Ter acesso a uma variedade de materiais, máquinas e instalações foi um grande benefício, permitindo que ele trabalhasse em projetos pessoais durante seu tempo livre.
Aos 25 anos, Joel comprou sua primeira motocicleta. Depois de alguns passeios, ele o desmontou e o transformou em um piloto de café, inspirando -se na Inglaterra da década de 1950, onde “Leatherheads” correu entre os cafés locais em suas bicicletas personalizadas. Joel sempre ficou intrigado com o processo de reconstrução e aprimoramento de veículos, o que o motivou a adquirir várias habilidades necessárias para dar vida a seus conceitos de design.