Depois de chamar a atenção em grandes partes da Europa, o fabricante indiano de motocicletas elétricas Ultravioleta Automotiva está a alargar a sua presença em Espanha e Portugal com os seus modelos de alto desempenho F77 MACH 2 e F77 SuperStreet.
Aceleração ibérica
Com a Iberia na mira, a empresa está a adicionar Espanha e Portugal à sua pegada europeia. Motores Elétricos Rinoceronte foi nomeado como importador/distribuidor exclusivo para ambos os países. Estes mercados trazem os seus próprios desafios e oportunidades para a Ultravioleta, diferenças em infra-estruturas, incentivos políticos, sensibilidades de preços e expectativas dos consumidores.

F77 MACH 2 e SuperStreet
Os dois modelos importados são os F77 MÁQUINA 2 e o F77 Super Ruaduas motocicletas elétricas de alto desempenho com aspirações de luxo. Algumas de suas principais especificações:
| Recurso | Detalhes |
|---|---|
| Bateria | Bateria de lítio de 10,3 kWh |
| Potência / torque de pico | 30 kW e 100 Nm |
| Aceleração | 0-60 km/h em 2,8 segundos |
| Velocidade máxima | 155 km/h |
| Variantes e postura de pilotagem | ‘MACH 2’ oferece uma postura mais desportiva e inspirada nas corridas; ‘SuperStreet’ é mais vertical e focado no conforto. |
Estratégia, escala e ambição
A entrada da Ultraviolette nestes novos mercados europeus faz parte de uma estratégia mais ampla para obter 30–35% de sua receita total proveniente de exportações até 2028.

Componentes principais da estratégia:
- Certificação primeiro: a marca enfatizou que sua pesquisa e desenvolvimento, escolhas de componentes, arquitetura de software e design foram feitos tendo em mente a escalabilidade global, incluindo o cumprimento das certificações da UE. Isto foi importante para desbloquear muitos mercados a nível europeu.
- Exportar via Unidades Completamente Construídas (CBUs): por enquanto, as bicicletas serão construídas na Índia (Bengaluru) e depois enviadas para a Europa pela rota CBU. A montagem ou localização local é algo a ser considerado apenas quando a escala permite.
- Visando culturas de motocicletas estabelecidas: França, Espanha e Portugal, juntamente com Alemanha, Reino Unido, Itália, Benelux, etc., são vistos como mercados prioritários devido às expectativas dos consumidores em relação ao desempenho, design e experiência de condução. A Ultraviolette está se apoiando nessas expectativas.

A estrada à frente
Ultravioleta sinalizou mais expansão:
- Além de Espanha e Portugal, o lançamento europeu anterior incluiu Alemanha, França, Itália, Reino Unido, Irlanda, Áustria, Suíça, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
- A empresa espera vender 10.000 motos no ano fiscal de 2025-26 (Índia + exportações) e pretende aumentar a capacidade de produção.
- Estão previstos lançamentos de novos produtos; A Ultraviolette acaba de revelar sua última criação: o Cruzamento X-47uma motocicleta que não apenas amplia o DNA inspirado na aviação da marca, mas também inova como a primeira moto de produção do mundo equipada com tecnologia de radar integrada como padrão.

Conclusão
A entrada da Ultraviolette em Espanha e Portugal marca uma fase importante na sua transformação de uma startup indiana de veículos elétricos para uma marca global de motocicletas elétricas. Para os pilotos, evangelistas e investidores que acompanham o espaço das motocicletas elétricas na Europa, este é um lugar para ficar de olho. Ultraviolette tem as especificações, a ambição e o impulso inicial; agora vem o teste de consistência.
Nota do editor do THE PACK: No sábado, 25 de outubro, e no domingo, 26 de outubro, a Electric Motorbikes ‘Norte’ abre as portas para dois dias completos de testes. Rua ou off-road, tudo é possível. Traga seu equipamento, sua licença e sua curiosidade. O F77 estará disponível para testes.