Stark Future retirou as capas de sua mais recente criação: o Stark VARG-SMum Supermoto elétrico aprovado para estrada, projetado para combinar a resistência do motocross com a agilidade pronta para as ruas. Com base no sucesso da Stark VARG MX e do seu enduro EX legal, a SM traz o DNA de alto desempenho da Stark para o asfalto, combinando potência brutal, engenharia de precisão e tecnologia sustentável.
Potência-peso como nenhuma outra
Pesando apenas 124,5 kg (274,5 libras) e produzindo até 80 cvo VARG SM afirma ter a maior relação potência-peso de qualquer Supermoto de produção. Com um espanto 914 Nm de torque na roda traseiraa aceleração é imediata, suave e infinitamente ajustável. Os pilotos podem ajustar o fornecimento de potência, a frenagem do motor e a regeneração para se adequar a qualquer ambiente – seja viajando na cidade, abrindo pistas de kart ou percorrendo estradas estreitas nas montanhas.

Bateria e carregamento
No coração da VARG SM está um Bateria de magnésio em favo de mel de 7,2 kWh que funciona como um componente estrutural do chassi para maior rigidez. Os valores do intervalo são:
- 183 km (113 milhas) urbano
- 118 km (73 milhas) suburbano
- 81 km (50 milhas) Passeio no mundo real do WMTC
A recarga leva menos de duas horas usando o compacto de Stark Carregador portátil de 3,3 kWque cabe em uma mochila e se conecta a qualquer tomada doméstica ou carregador CA de carro.

O motor com manga de fibra de carbono com inversor integrado é leve, eficiente e validado de acordo com todos os padrões automotivos após os rigorosos testes de motocross.
Chassi e suspensão
A estrutura de aço de alta resistência da VARG SM é combinada com uma subestrutura de alumínio forjado e grampos triplos usinados com precisão para o equilíbrio ideal entre rigidez e flexibilidade. A suspensão vem da KYB, com:
- Garfos de cartucho fechado de 48 mm (curso de 290 mm, totalmente ajustável)
- amortecedor traseiro com ajuste triplo (curso de 303 mm)

A frenagem é feita por Pinças monobloco Brembo de 4 pistões com disco flutuante de 320 mm na frente, enquanto a traseira utiliza disco hidráulico de 220 mm. Cubos CNC, aros aerodinâmicos e pneus premium completam o pacote.
Cockpit e conectividade
O VARG SM apresenta um dos cockpits mais limpos de Stark:
- Fiação roteada internamente
- Interruptor de mapa em alumínio usinado em CNC
- Tela Arkenstone baseada em Android – à prova d’água, resistente a choques e montado nas barras, oferecendo GPS, dados de condução em tempo real, atualizações OTA e ajuste completo do modo de condução.

Os pilotos podem alternar instantaneamente entre os modos suburbano, acrobacias e pista, personalizando curvas de potência e perfis de frenagem.
Preparado para a estrada e focado no condutor
Ao contrário de muitas bicicletas de alto desempenho, a VARG SM foi construída tendo em mente a usabilidade diária. Isso é totalmente legal para estradas na Europa, nos EUA, na Austrália e na Nova Zelândia. Em alguns países do sul da Europa, os motociclistas podem até usá-lo com um licença de carro.

Os recursos práticos incluem:
- Modo de rastreamento com marcha à ré para manobras apertadas
- Camadas de segurança digital
- Freio de mão montado no guidão opcional para uso em acrobacias ou pistas
- Indicadores flexíveis feito de silicone óptico durável
- Farol de 4.000 lúmens – três vezes mais brilhante que os concorrentes
- Suporte de matrícula integrado para um design limpo
A manutenção é mínima, sem necessidade de trocas de óleo, filtros ou ajustes de válvula.

Preço e disponibilidade
O Stark VARG SM será oferecido em duas versões:
- Padrão (60 cv) – € 12.990 / GBP 10.900 / USD 12.900 / CAD 17.990
- Alfa (80 cv) – € 13.990 / GBP 11.900 / USD 13.900 / CAD 18.990
Austrália: AUD $ 21.990 (Padrão) / AUD $ 22.990 (Alfa) + $ 1.600 de contingência de viagem
Nova Zelândia: NZD $ 23.990 (Padrão) / NZD $ 24.990 (Alfa) + $ 1.600 de contingência de viagem
Destaques técnicos
- Motor: PMAC elétrico, 1 velocidade
- Bateria: 7,2 kWh de favo de mel de magnésio
- Peso: 124,5 kg (especificações de corrida, excluindo kit de homologação)
- Poder: 60 cv (padrão) / 80 cv (alfa)
- Torque: 914 Nm (roda traseira)
- Faixa: até 183 km urbanos / 81 km WMTC
- Carregando: 1–2 horas (tomada 240V)
- Suspensão: KYB totalmente ajustável, curso dianteiro de 290 mm / traseiro de 303 mm
- Freios: Brembo radial de 4 pistões (320 mm dianteiro), 220 mm traseiro
- Pneus: Escolha entre Pirelli Diablo Rosso IV, Dunlop Sportsmart TT, Michelin Road 6 ou Anlas Grip Plus
